segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Redes sociais são mais eficazes como canais de reclamação que o Procon


 Aquelas longas brigas por telefone com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de uma empresa, para reclamar sobre determinado produto estão cada vez mais raras. E isso não quer dizer que as empresas têm atendido melhor seus clientes, e sim que os consumidores aprenderam a tornar suas reclamações mais eficazes.
Os fabricantes não querem ver suas imagens manchadas. Se essa preocupação já era comum com a propaganda “boca-a-boca”, as redes sociais potencializaram ainda mais essa prática e aterrorizaram as empresas. De acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, as reclamações feitas nas redes sociais são respondidas mais rapidamente do que as feitas por meios mais formais, como 0800 ou Procon.
Quem faz reclamações pelo Twitter, por exemplo, de acordo com o levantamento, é respondido até 8,4 mil vezes mais rapidamente que quem opta por reclamar via Procon.

Confira:
Redes sociais
- Twitter: resposta entre 5 minutos e 2 horas; solução encaminhada em até 24h.
- Facebook: resposta entre 30 minutos e 6 horas; solução encaminhada  em até 24h.
SAC convencional
- Chat: resposta em até 5 dias úteis; solução encaminhada  em mais de 5 dias úteis.
- 0800: resposta em até 5 dias úteis; solução encaminhada  em mais de 5 dias úteis.
- Procon: resposta em até 1 mês; sem prazo para encaminhar solução.
Ainda conforme o levantamento, há alguns fatores que podem agilizar a resposta por parte da empresa, entre eles:
- Twitter:  Número de seguidores que você tem e quantas vezes você foi retuitado.
- Facebook: Número de pessoas que curtem e compartilham o que você publica.
- Youtube: Número de pessoas que assistem seu vídeo e assinam seu canal.

Texto extraído do site http://www.redesocial.net/

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